terça-feira, 29 de março de 2011

Dicas em Saúde - Ansiedade

            O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc. Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
            A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
            Pode-se sentir ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente; pode-se ter ansiedade às vezes, mas tão intensamente que a pessoa se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
            Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
- preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
- sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
- pavor depois de uma situação muito difícil.

Tratamento

Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade;
- medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica);
- psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra;
- combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).
A maior parte das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento, por isso é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo, são imprescindíveis para obter-se melhores resultados e menores prejuízos.
 IMPORTANTE

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prevfumo inicia atividades

            A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) iniciou as atividades do Programa de Cessação do Tabagismo - PrevFumo da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
            Em Alagoas, o Projeto está sob o comando do professor da Uncisal e mestre em Reabilitação Pulmonar, George Márcio Souza. Segundo o professor, “só a partir de um ano sem fumar é que o paciente é considerado um ex-fumante”.
            O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a maior endemia mundial, responsável pelo surgimento de 55 doenças conseqüentes do hábito de fumar.
            Os interessados em agendar uma entrevista de avaliação para encaminhamento ao grupo podem ligar para o telefone 3315-6721.
            O Projeto é gratuito e acontece no Prédio Sede da Uncisal, no Trapiche da Barra.

domingo, 27 de março de 2011

Sobe o custo para tratar vítimas do fumo

O propósito é criar ambientes livres do fumo, já que além do uso do tabaco causar prejuízos à saúde do fumante.
Repórter:
Josenildo Torres

              Dados do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo revelam que nos últimos cinco anos a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) gastou R$ 107 milhões para tratar de pacientes acometidos por doenças provenientes do fumo.

              Estes recursos foram destinados a unidades de saúde de alta complexidade, que realizam o tratamento de doenças dos aparelhos circulatório, respiratório e câncer de pulmão.
Uma situação que preocupa as autoridades da saúde pública alagoana e que mostra a necessidade de enfatizar os males que o uso do tabaco provoca à população. Principalmente porque os recursos gastos no tratamento de doenças evitáveis podem ser investidos na construção de novos hospitais, ampliação dos leitos de média e alta complexidade e na melhoria da remuneração dos profissionais de saúde. 
             Para tentar frear o grande consumo do tabaco em Alagoas, a coordenação do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo tem promovido campanhas pontuais junto às Secretarias Municipais de Saúde, além de instituições públicas e privadas. O propósito é criar ambientes livres do fumo, já que além do uso do tabaco causar prejuízos à saúde do fumante, também acarreta sérios transtornos à saúde dos chamados fumantes passivos.
             Segundo o oncologista da Sesau, João Aderbal, “aqueles que não fazem uso do tabaco, têm 30% mais chances de não serem acometidos por câncer de pulmão”. Já o cardiologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Adelson Miranda, “o uso do fumo eleva o risco de infarto em 300%, daí porque, a necessidade de abolir esta prática que causa dependência”, alerta.
            E segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, a segunda maior causa de morte evitável do fumante ativo e a terceira do fumante passivo.  Ainda segundo ela, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, oitenta por cento dos cerca de 1,3 bilhão de fumantes vivem em países em desenvolvimento. Na maioria dos países existe uma correlação entre tabagismo, baixa renda e baixo nível de escolaridade.
             Ela afirma que o tabagismo é fator de risco para mais de 50 doenças e outros danos causados pelo uso ativo e/ou passivo dos produtos derivados do tabaco. “É necessário que a sociedade, as instituições públicas e privadas, se apropriem dos conhecimentos sobre os malefícios provenientes do uso dos produtos derivados do tabaco e suas consequências”, frisa.
             A coordenadora Estadual do Programa de Combate ao Tabagismo lembra, também, que todos os tipos de cânceres têm correlação com o tabagismo. “Quem fuma reduz entre 10% e 15% seu tempo de vida”. A nicotina causa dependência química, física e psicológica. O tabagismo é extremamente nocivo aos homens e as mulheres. Entretanto, nas mulheres há ainda o risco de o vício implicar na saúde do feto. Filhos de mães fumantes têm complicações de saúde, insuficiência respiratória e baixo peso.

Fonte: Ascom / Saúde

terça-feira, 22 de março de 2011

Palestra sobre Dengue

             As Assistentes Sociais Isabelle e Marcia, em parceria com o Comitê Municipal de Combate a Dengue, estão promovendo amanhã no CAPS uma palestra para os familiares e usuários sobre prevenção e outros cuidados.
              Estamos também na luta contra a propagação da Dengue.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas em Saúde - Como Parar de Fumar.

O que você ganha parando de fumar:
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos - 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

. 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
. 5 vezes maior de sofrer infarto
. 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
. 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora...

. após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
. após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
. após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
. após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
. após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
. após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
Não tenha medo:
Dos sintomas da síndrome de abstinência
O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar) dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram de 1 a 2 semanas. 

Da recaída
A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez você voltar a fumar. Dê várias chances a você... até conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.

 De engordar
Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc. Prefira produtos diet / light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Escolha um método para parar de fumar:
Parada Imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

Parada Gradual
Você pode utilizar este método de duas formas:
Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.  
      no segundo - 25
      no terceiro - 20
      no quarto - 15
      no quinto - 10
      no sexto - 5
      O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Retardando a hora do primeiro cigarro
      Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas,
      no segundo às 11 horas,
      no terceiro às 13 horas,
      no quarto às 15 horas,
      no quinto às 17 horas,
      no sexto às 19 horas,
      no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros
Cuidado com as armadilhas:
Nos momentos de stress
Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.

Sentindo vontade de fumar
A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.

Exercícios de relaxamento

São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda : respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular : estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.
Proteja-se ... após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros!
 IMPORTANTE
  •  Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia 19 de Março - Dia do Artesão.

              Em 19 de março comemora-se o Dia do Artesão em todo o Brasil. Vale lembrar que dia 19 é o dia do carpinteiro, dia do marceneiro e dia de São José.
            Agradecemos a nossa Artesã Suzana pelo trabalho realizado com muito amor e dedicação. Desejamos muitas felicidades e conquistas na passagem desta data tão especial.
            Coordenador Artur Filho, equipe e usuários do CAPS.

             O DIA DO ARTESÃO foi instituído em 19 de março, dia em que se festeja SÃO JOSÉ Carpinteiro e surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades.
            Os artesãos são pessoas sensíveis, talentosas, são artistas operários, que com sua arte simplista registram a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo contribuindo dessa forma para a reconstrução da história das civilizações.

quarta-feira, 16 de março de 2011

1 vaga para Terapeuta Ocupacional

            Disponível 1 vaga para T.O. em Riachão do Dantas (SE) -- entre Lagarto e Tobias. Quem tiver interesse, entrar em contato diretamente pelo e-mail: 

josicleideto@yahoo.com.br

domingo, 13 de março de 2011

Dicas em Saúde - Epilepsia

Definição:
               É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas.
Causas:
               A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas, etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. Muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à epilepsia.
Sintomas:
                As crises epilépticas podem se manifestar de diferentes maneiras:
               A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como "ataque epiléptico". Nesse tipo de crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.
                A crise do tipo "ausência" é conhecida como "desligamentos". A pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos. Por ser de curtíssima duração, muitas vezes não é percebida pelos familiares e/ou professores.
                 Há um tipo de crise que se manifesta como se a pessoas estivesse "alerta" mas não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automaticamente. Durante esses movimentos automáticos involuntários, a pessoa pode ficar mastigando, falando de modo incompreensível ou andando sem direção definida. Em geral, a pessoa não se recorda do que aconteceu quando a crise termina. Esta é chamada de crise parcial complexa.
                 Existem outros tipos de crises que podem provocar quedas ao solo sem nenhum movimento ou contrações ou, então, ter percepções visuais ou auditivas estranhas ou, ainda, alterações transitórias da memória.
Tratamento:
                O tratamento das epilepsias é feito através de medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas. Acredita-se que pelo menos 25% dos pacientes com epilepsia no Brasil são portadores em estágios mais graves, ou seja, com necessidade do uso de medicamentos por toda a vida, sendo as crises freqüentemente incontroláveis e então candidatos a intervenção cirúrgica. No Brasil já existem centros de tratamento cirúrgico aprovados pelo Ministério da Saúde.
Como proceder durante as crises:
- coloque a pessoa deitada de costas, em lugar confortável, retirando de perto objetos com que ela possa se machucar, como pulseiras, relógios, óculos;
- introduza um pedaço de pano ou um lenço entre os dentes para evitar mordidas na língua;
- levante o queixo para facilitar a passagem de ar;
- afrouxe as roupas;
- caso a pessoa esteja babando, mantenha-a deitada com a cabeça voltada para o lado, evitando que ela se sufoque com a própria saliva;
- quando a crise passar, deixe a pessoa descansar;
- verifique se existe pulseira, medalha ou outra identificação médica de emergência que possa sugerir a causa da convulsão;
- nunca segure a pessoa (deixe-a debater-se);
- não dê tapas;
- não jogue água sobre ela.
 IMPORTANTE

sábado, 12 de março de 2011

VOCÊ CONHECE A PROFISSÃO TERAPIA OCUPACIONAL?

                   A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior reconhecida e regulamentada pelo Decreto Lei nº 938/69 e pelas resoluções COFFITO nº 08/1978, 10/1978, 81/1987 que atribuem competência ao Terapeuta Ocupacional para o diagnóstico do desempenho ocupacional nas áreas das atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, trabalho e produtivas, lazer ou diversão e nos componentes de desempenho sensório-motor, integração cognitiva, e componentes cognitivos, habilidades psicossociais e componentes psicológicos, por meio da utilização de métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais.
                    O Terapeuta Ocupacional é um profissional, membro da equipe interdisciplinar de assistência à saúde, cujo foco é auxiliar o indivíduo a desenvolver ou restaurar habilidades e melhorar sua adaptação para desempenhar as atividades que ele deseja e precisa, considerando seus potenciais, limitações e sua história pessoal. Este profissional é formado em cursos de instituições de ensino superior e se aperfeiçoa para exercer sua profissão dentro das diversas especialidades tais como: Saúde Mental, Distúrbios do Desenvolvimento Infantil, Reabilitação Funcional dos Membros Superiores, Neurologia, Gerontologia, Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Saúde do Trabalhador, Oncologia, dentre outras. 
                    O Terapeuta Ocupacional estimula a independência e autonomia progressiva do indivíduo, buscando sua satisfação e de sua família no desempenho das atividades que lhe são próprias e possíveis, em cada fase da recuperação ou na adaptação às seqüelas permanentes.
                   Durante os últimos quarenta anos a Terapia Ocupacional, no Brasil, ganhou espaços e se estruturou concreta e significativamente. Na área de Saúde, atualmente, a ação do Terapeuta Ocupacional é imprescindível nos tratamentos de pacientes de todas as idades, cujas habilidades físicas, metais ou emocionais encontram-se debilitadas. A profissão, todavia, expandiu-se e ultrapassou os contornos da área específica da Saúde, projetando sua aplicação na esfera das relações sociais.

FONTE:http://www.abrato.com.br                                                                                                         Símbolo disponível em:  http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=54

CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

 
São Paulo recebe o XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional
            O XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, deve acontecer entre os dias 11 e 14 de outubro de 2011, em São Paulo, Brasil.
            O evento, que terá como tema “Terapia Ocupacional: construção de identidade (s), episteme e práticas na América Latina”, visa promover o debate entre os vários atores da academia (coordenadores, docentes e discentes) e do serviço (gestores e profissionais) em uma perspectiva nacional e internacional, com foco nos pressupostos ontológicos, epistemológicos e políticos com os quais se constrói a Terapia Ocupacional na América Latina.
   Mais informações no site da ATOESP.

Pensamentos... Amor

A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxiliapor fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda”. Albert Einstein
“Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor”. Mozart
“Não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” Marcos 1.40

sábado, 5 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL 2011.

SUCESSO!!
            Os Blocos Louco por amor e NASFolia, estiveram ontem nas ruas da Cidade, garantindo muita animação, irreverência e alegria. Cerca de 450 foliões, entre pacientes, familiares, equipes e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, deram o brilho especial à festa, que teve além de muito frevo, confetes, espumas, serpentinas de papel, fantasias e água mineral. Estiveram presentes também 30 pessoas do CAPS de Murici, coordenados pela Psicóloga Wadja.
            Valeu EQUIPE CAPS/UNIÃO pelo esforço, empenho e dedicação para proporcionar um dia tão especial aos nossos usuários. Parabéns a equipe do  NASF, Wadja, equipe e usuários de Murici.
            Registramos também nossos agradecimentos a Prefeitura Municipal e a Secretária de Saúde Rimelc Lins pelo apoio. Confira as fotos e que venha 2012..  


                                   
  

terça-feira, 1 de março de 2011

Dia B, da Beleza.

O Núcleo 2 proporcionou aos usuários um grande Dia B, da Beleza. Foram realizados cortes de cabelo, corte, limpeza e pintura das unhas, escova, chapinha e barba. Essa atividade teve como objetivo a sintonia do cuidado do corpo e sua higiene adequada, bem como o resgate da auto-estima.
            Faz parte do Núcleo 2 os Médicos Áureo e Mary, Enfermeira Larissa e as Técnicas de Enfermagem Cremilda e Ana Célia.
            Nota: o dia da beleza ocorre mensalmente, é realizado pela equipe e alguns usuários, caso alguém tenha interesse em contribuir como voluntário nesta atividade entre em contato. Agradecemos desde já.  


Assistente Social Isabelle

Alegria..






Enfermeira/Manicure Larissa

Técnica de Enfermagem Cremilda

Motorista/cabelereiro Eriberto.


O salão B do CAPS.

e tá prota para o sorriso.

Puxa um pouquinho..


Fotos da Viagem à Praia.

            Bastante esperada pelos usuários, esta viagem foi marcada por muita alegria, descontração e esperança de novas viagens. Parabéns aos usuários pelo dia de Lazer, a Coordenação e a equipe que não mediram esforços para tal realização. Até ao próximo..






Aniversário dos Mês: Janeiro

           Comemoramos mensalmente o aniversário dos usuários e funcionários. A organização deste mês ficou por conta do Núcleo de Integração 3. Esta é uma sistemática nova de divisão de tarefas em nosso CAPS. Faz parte deste núcleo, as Assistentes Sociais Isabelle e Márcia, Artesã Suzana e o Motorista Eriberto. PARABÉNS A TODOS!


Assembléia

            No dia 26 de janeiro foi realizada a primeira assembléia geral do CAPS, ano 2011. Na pauta esteve a apresentação do novo Coordenador do CAPS, o Terapeuta Ocupacional Artur Ferreira da Silva Filho, bem como, a equipe, e outros encaminhamentos. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas entre usuários, equipe e familiares. Segue abaixo algumas fotos.

        
                                                                                         
 NOTA:
            A Assembléia é um instrumento importante para o efetivo funcionamento dos CAPS como um lugar de convivência. É uma atividade, preferencialmente semanal, que reúne técnicos, usuários, familiares e outros convidados, que juntos discutem, avaliam e propõem encaminhamentos para o serviço. Discutem-se os problemas e sugestões sobre a convivência, as atividades e a organização do CAPS, ajudando a melhorar o atendimento oferecido.
Fonte:
Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.