terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio: Dia de Combate ao Tabagismo - Especialista alerta para importância do controle do Tabaco

O tabagismo é a principal causa de mortalidade evitável no mundo
Foto: Olival Santos
Especialista alerta para importância do controle do Tabaco
A Sesau tem trabalho voltado para prevenção da saúde, para os que estão dispostos a se livrarem do vício
Repórter:
Mônica Lima

Novo Alerta. A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, da secretaria de Estado da Saúde, participou da Semana de Saúde, a convite do setor de Recursos Humanos do Hotel Ponta Verde. Nesta terça-feira (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, a coordenadora esteve fazendo palestra que teve como tema a Convenção Quadro de Controle para o Tabaco.
Segundo Vetrúcia Teixeira, a Convenção Quadro para Controle do Tabaco é um instrumento fundamental para controlar o tabagismo a nível mundial. E, é o primeiro tratado de saúde pública que durante o processo de negociação contou com a participação da Organização Mundial de Saúde. E, desde a sua implantação vem provando sua eficácia no combate ao tabagismo.
Atualmente os países necessitam muito mais da convenção do que em 1996, quando a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a resolução solicitando um tratado de âmbito internacional para controle do tabaco. ”O tabagismo é a principal causa de mortalidade evitável no mundo”, disse Vetrúcia. Acrescentando que cinco milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas ao tabaco, como câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco, doenças pulmonares e outras.
No século XX cem milhões de pessoas morreram devido o tabaco e a previsão de óbitos até 2030 é chegar a oito milhões. Por isso, Vetrúcia Teixeira, destaca a importância de ações voltadas para conscientização das pessoas, em especial os fumantes para que abandonem o vício. E, para isso atualmente a assistência para quem se propõe deixar de fumar. 
A coordenadora explicou que, a secretaria de Estado da Saúde tem trabalho voltado para prevenção da saúde, para os que estão dispostos a se livrarem do vício e realiza trabalho em parceria com os municípios, acompanhando as ações que são realizadas de combate ao tabaco.
Fonte: Ascom / Saúde

Em União dos Palmares a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação especial na passagem do dia de combate ao tabagismo. Quanto ao CAPS reforçamos nossa atuação, incluindo palestras e divulgação de material explicativo contra ao tabagismo.
Parabéns a todos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Confira as fotos do Dia da Luta Antimanicomial

Um dia marcado pela alegria, descontração e de comemoração dos dias atuais da Saúde Mental. O evento foi organizado pela Gerência de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde. Estavam presentes todos os CAPS de Alagoas e assim não podíamos ficar de fora. Agradecemos o apoio da Prefeitura de União, e Secretaria Municipal de Saúde.
No evento o Gerente Berto Gonçalo, agradeceu a presença de todos, destacou os avanços da Luta Antimanicomial e anuciou o próximo evento que será comemorado em Outubro. Oblog do CAPS de União também foi divulgado no evento.
Confira as fotos do evento.














quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Reforma Psiquiátrica brasileira e a Política de Saúde Mental

            Hoje se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento que nasceu profundamente marcado pela ideia de defesa dos direitos humanos e do resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais.
            Aliado a essa luta, nasce o movimento da Reforma Psiquiátrica que, mais do que denunciar os manicômios como instituições de violências, propõe a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias, inclusivas e libertárias.
            No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.
            Importantes acontecimentos como a intervenção e o fechamento da Clínica Anchieta, em Santos (SP), e a revisão legislativa proposta pelo então Deputado Paulo Delgado por meio do Projeto de Lei nº 3.657, ambos ocorridos em 1989, impulsionam a Reforma Psiquiátrica Brasileira.
            Em 1990, o Brasil torna-se signatário da Declaração de Caracas a qual propõe a reestruturação da assistência psiquiátrica, e, em 2001, é aprovada a Lei Federal nº 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
            Dessa lei origina-se a Política de Saúde Mental a qual, basicamente, visa garantir o cuidado ao paciente com transtorno mental em serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos, superando assim a lógica das internações de longa permanência que tratam o paciente isolando-o do convívio com a família e com a sociedade como um todo.
            A Política de Saúde Mental no Brasil promove a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Além disso, essa política visa à constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental no seu território, a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos e, ainda, ações que permitam a reabilitação psicossocial por meio da inserção pelo trabalho, cultura e lazer.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs

domingo, 15 de maio de 2011

Dia 15 de Maio - Dia do Assistente Social

          
          O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. 
         Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial.
         No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

Fonte: http://www.cress-sc.org.br/servicosocial/dia.php
Parabéns a todos(as)  Assistentes Sociais em especial a Isabelle e Márcia e suas estagiárias e futuras profissionais Aparecida, Cláudia, Morgane e Rozimeire. Sucesso e Obrigado pelo trabalho de vocês.
Equipe CAPS e Coordenador Artur Filho.

 Márcia, Morgane, Aparecida, Isabelle e Rozimeire.
            Isabelle, Rozimeire, Márcia, Ana Thereza (também Assistente Social e Cláudia).

sábado, 14 de maio de 2011

Conheça a Mostra Virtual Mémoria da Loucura

          A mostra Memória da Loucura apresenta a história da Psiquiatria no Brasil, documenta as diversas formas de tratamento, as personalidades relevantes, as influências estrangeiras e retrata a assistência psiquiátrica, marcada por isolamentos e terapêuticas repressoras e desumanas.
          Uma história que a sociedade hoje se empenha em reescrever, tornando realidade a Lei Antimanicomial n.º 10.216, de 6/4/2001, que dispõe sobre a humanização da assistência, a gradativa desativação dos manicômios e a implementação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que, junto com os Serviços Residenciais Terapêuticos (Portaria GM n.º 106, de 11/2/2000), são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde, essenciais no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.
Veja mais...

Acesse: http://www.ccs.saude.gov.br/memoria%20da%20loucura/Mostra/apresenta.html

Fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/mostrasvirtuais.php

Abertas as inscrições para a Especialização 2011 na UNCISAL

         A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde de Alagoas (FEPESA), realiza  até o dia 27 de junho as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos de especialização 2011.
        Os cursos foram aprovados pela Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da UNCISAL, estando de acordo com a Resolução CNE/CES n.º 01, de 03 de abril de 2001.

         As inscrições serão realizadas na Secretaria da  Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde de Alagoas (FEPESA) através do formulário de Inscrição da Pós-Graduação Lato Senso (Anexo II) situada a Rua Aminadab Valente, nº59, Trapiche da Barra, das 8 às 14h.

Não será cobrada taxa de valor de inscrição.
Informações pelo telefone: 3223-5847.


Fonte: http://www.uncisal.edu.br/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

12 de Maio - Dia do Enfermeiro

          Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
          Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
           A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
           Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
           Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diaenfermeiro.html

Nós que fazemos o CAPS desejamos muitas felicidades a Enfermeira Larissa, e as Técnicas de Enfermagem Ana Célia e Cremilda. Obrigado pelo trabalho de vocês.

Enfermeira Larissa
 Técnica Ana Célia
 Técnica Cremilda

Entrevista na Rádio AG FM

Hoje, alguns pacientes do CAPS fizeram uma visita inesperada e bem especial, acompanhados pela Assistente Social Márcia ao estúdio da Rádio AG FM aqui em União. Foram bem recebidos por toda equipe. Relataram sobre o seu tratamento, pediram música e mandaram alô para os que ficaram no CAPS, bem como os parentes e vizinhos. Festa total. Obrigado a direção da Rádio.

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães


Parabéns as mamães do CAPS: funcionárias, pacientes e mães de pacientes. FELICIDADES. Equipe CAPS.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CAPS de União dos Palmares se preocupa com a formação dos seus funcionários.

             Sexta-feira (29/04) ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação em DST's/AIDS promovida pelo Centro de Testagem e Acolhimento/CTA. Os temas abordados foram bastante proveitosos, visto que no nosso dia-a-dia se deparamos com situações em que precisamos do apoio de toda a Rede de Saúde.
             A Coordenadora do CTA Adeyne Andrade esteve presente com sua equipe, formada pela Psicóloga Socorro Aragão, Enfermeira Juliana, Técnica de Enfermagem Rosa e a Biomédica e Secretária Municipal de Saúde Rimelc Lins, que fez a abertura do evento e contribuiu também na discussão de casos clínicos.
           Houve uma dramatização proposta por Juliana, que tinha como objetivo relatar uma situação da nossa rotina, e em seguida Adeyne abriu o debate entre os pontos positivos e negativos daquela atuação. Além dos temas discutivos, teve dinâmica de grupo e exibição de vídeos sobre o teste rápido de HIV. 
            No final do encontro os Coordenadores Artur Filho e Adeyne Andrade fecharam uma parceria entre os dois setores, sendo o CAPS contemplado com material explicativo, preservativos, e outros. Já o CAPS comprometendo-se com a divulgação permanente sobre os riscos das DST's e futuros encaminhamentos. PARABÉNS A TODOS.

Confira as fotos:

 





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Blog do CAPS já foi visto até no Irã.

Visualizações de página por País.

Brasil                                                1.753
Estados Unidos                                    31
Portugal                                                 17
Alemanha                                              11
Reino Unido                                            5
Irã                                                             3
Nigéria                                                     3
Cingapura                                               3
Hungria                                                    2
Canadá                                                    1
Fonte: Estatística do Blog capsloucosporamor.

Comemoração do aniversário do mês de abril.

Confira as fotos da comemoração dos aniversariantes do mês de abril organizado pelo núcleo de integração 03. SUCESSO TOTAL.
Confira as fotos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reflexão sobre a Semana Santa foi tema da Reunião Mensal de Equipe.

Dia 20 de abril houve uma reunião bem especial com os funcionários do CAPS. O Coordenador fez um balanço sobre as ações desenvolvidas (publicadas neste blog) desde o dia 10 de janeiro de 2011 e agradeceu a cada funcionário pela dedicação e o trabalho realizado.
          Logo após o convidado especial Padre Iranjunio, Pároco de União dos Palmares, fez uma belíssima reflexão sobre o verdadeiro sentido da Semana Santa e dando sua benção aos presentes e ao nosso ambiente de trabalho. Finalizando o Coordenador entregou aos funcionários uma cesta de páscoa, esta que teve seus itens doados por alguns comerciantes locais e amigos.
Confira as fotos.