segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para o Curso de Gestão de Empreendimentos Solidários da Saúde Mental - Usuários, Familiares e Trabalhadores

              A Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), tornam público o lançamento do Curso de Gestão de Empreendimentos Solidários de Saúde Mental. O curso é fruto de uma parceria entre as duas entidades e contará com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária e Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde Mental.

             São objetivos do curso:

a) Promover o fortalecimento das experiências dos projetos de geração de trabalho e renda na área da saúde mental;
b) Formar por meio virtual e presencial usuários, familiares e trabalhadores participantes de projetos de geração de trabalho e renda/cooperativas sociais;
c) Produzir reflexão, discussão e troca de experiências entre os projetos; e
d) Fortalecer a Rede Brasileira de Saúde Mental e Economia Solidária.

           O Curso prevê a formação de 6 turmas, sendo que cada turma disponibilizará 60 vagas para usuários, familiares e trabalhadores inseridos em projetos de geração de trabalho e renda/empreendimento solidário. Além disso, estão previstos encontros regionais nos meses de novembro e dezembro.

          Será destinada 1 (vaga) por projeto de geração de trabalho e renda/empreendimento solidário. Por este motivo, antes da inscrição, sugerimos que os participantes do projeto se reúnam e elejam seu representante.

          Os projetos deverão estar inscritos no Cadastro de Iniciativas de Inclusão Social pelo Trabalho (CIST), disponível 
AQUI

           As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento eletrônico do formulário no período de 22 de setembro a 05 de outubro de 2011 disponível
AQUI.

As aulas iniciarão no dia 11 de outubro de 2011.

Para dúvidas e maiores informações contatar Milena Pacheco (milena.pacheco@saude.gov.br / 61-33159140) ou Cláudio Barreiros (claudio.barreiros@saude.gov.br /61-33156230).

Acesse também o portal Saúde Mental: Rede Nacional de Empreendimentos, disponível:
http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/saudemental/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aniversário do mês de Agosto.

Confira algumas fotos da comemoração dos aniversariantes do mês de agosto.



Projeto NEGO BOM: Capacitação para os usuários sobre manipulação de alimentos

                 O Projeto: "De Zumbi ao nosso nego bom de hoje" do CAPS de União foi selecionado pelo Ministério da Saúde - Sáude Mental na segunda chamada de projetos de arte e geração de renda. Este projeto foi bastante comemorado por todos nós que fazemos o CAPS, visto que, é mais uma oportunidade de reinserção dos pacinetes em nossa comunidade.
               Em agosto foi realizado a Capacitação para manipulação de alimentos, realizado pela Nutricionista Lívia Auto. Confira algumas fotos e em breve postaremos maiores detalhes sobre este projeto. Aguardem!!!











Coordenador Artur Filho e as aniversariantes de agosto Roselane, Lívia e Dima.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Portugal Ramalho realiza nesta quinta-feira a 11ª Festa da Primavera

Um dos pontos altos do evento, que este ano tem 15 inscritos, é a escolha do rei e da rainha da estação das flores
21/09/2011 10:20
 
Está tudo pronto para a 11ª edição da Festa da Primavera do Hospital Escola Portugal Ramalho, que acontece às 15h, na Praça Chiquinho, na próxima quinta-feira (22). O evento já é realizado há mais de uma década e um dos pontos altos é a escolha do Rei e da Rainha da estação das flores, que anima os usuários.

Segundo o coordenador da Recreação, setor responsável pelo evento, psicólogo João Neto, a cada ano o número de inscritos aumenta. “Só para termos uma ideia, em 2010 reunimos mais de dez candidatos das diversas alas do hospital e, este ano, estamos aguardando pelo menos 15 inscritos”, estima.

Para concorrer ao titulo de Rei e Rainha, os coordenadores de cada ala, devem seguir critérios pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora da festa. O primeiro deles é observar o prazo de inscrição que vai de 19 a 20 de setembro, por meio de comunicação interna por escrito, entregue ao setor de Recreação.

Cada ala só poderá inscrever no máximo dois candidatos, bem como se comprometer com a vestimenta dos seus inscritos. “Um ponto importante é a pontualidade dos candidatos que deverão estar no local às 15h, sob pena de desclassificação”, ressalta Neto. A Rainha da Primavera 2010,desfilará em caráter especial. O corpo de jurados é formado pela comunidade parceira do Hospital Escola Portugal Ramalho.

Fonte: Agência Alagoas

domingo, 18 de setembro de 2011

GESTÃO: Mais R$ 85 mi para qualificação de profissionais

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira estabelece que cursos e programas de formação devem priorizar ações e políticas estruturantes do SUS, como as redes Cegonha, de Atenção às Urgências e de Atenção Psicossocial. (grifo nosso).
O Ministério da Saúde destinou, nesta quinta-feira (15), novos recursos para ações de qualificação de profissionais que atuam em todos os níveis de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o final deste ano, o governo federal investirá mais R$ 85 milhões na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, conforme estabelece a Portaria 2.200 , publicada no Diário Oficial da União de hoje.
Os recursos financeiros são destinados ao atendimento das demandas e prioridades na formação e qualificação da força de trabalho da rede pública, estabelecidas no Pacto pela Saúde – um conjunto de reformas institucionais pactuado entre os três entes que administram e financiam o SUS (União, Estados e Municípios). Eles deverão ser aplicados em ações estabelecidas nos Planos Estaduais de Educação Permanente em Saúde, definidos conjuntamente pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.
A medida está voltada para a formação de profissionais de saúde por meio de escolas técnicas e centros de formação do SUS. Os recursos financeiros vão apoiar o desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e latu sensu) em áreas estratégicas para o SUS, com ênfase nas Redes Temáticas de Atenção à Saúde; entre elas, as redes Cegonha, de Atenção às Urgências e de Atenção Psicossocial; a rede de cuidados aos usuários de álcool, crack e outras drogas e o programa de prevenção e qualificação do diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e da mama.
Os programas de formação e qualificação profissional deverão ser definidos a partir do diagnóstico epidemiológico dos estados, de forma coerente com os programas prioritários do Ministério da Saúde na área de gestão do trabalho e da educação na saúde, como o Profaps (Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde), o Pró-Saúde, o PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), o Telessaúde (também conhecido como “segunda opinião médica a distância”), o Pró-Residências (Médicas), UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS) e o Progesus (Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS).

PRIORIDADES – As ações deverão, ainda, priorizar práticas profissionais e conteúdos relativos às políticas estruturantes do Sistema Único de Saúde. Na educação profissional técnica, os programas de qualificação profissional estarão voltados ao aperfeiçoamento, capacitação e especializações dos trabalhadores de nível fundamental e médio, principalmente nas especialidades de radiologia, citopatologia e hemoterapia, como também em Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Enfermagem e Saúde do Idoso e manutenção de equipamentos. Os recursos financeiros do governo federal apoiarão, ainda, a formação e capacitação de equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família; especialmente, agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias.

Fonte: Portal Saúde

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo esquema contra o INSS usa crianças para receber benefício

Reportagem do jornalista Maurício Gonçalves, na Gazeta deste domingo, revelou uma fraude contra o INSS, baseada num esquema cruel: crianças recebem falsos diagnósticos para que as mães tenham direito a um benefício da Previdência Social, equivalente a um salário mínimo. O dinheiro também abastece o bolso de intermediários do negócio.
Para que apresentem sinais de retardo mental, meninos e meninas tomam medicamento de uso controlado sem necessidade. Após certo período, a consulta a um médico vai sacramentar o crime. O profissional atesta o problema – e a família começa a receber o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Há várias denúncias, mantidas em sigilo até agora, em poder do Conselho Tutelar em Maceió. A partir delas, o repórter passou a investigar o caso. “Tem uma mulher que já aposentou dois filhos e agora trabalha como intermediária e leva as outras mães para um advogado que ela conhece”, diz Rejane Lemos, diretora do Posto de Saúde da Família, da Vila Brejal.
Pelo que foi levantado, há uma grande rede envolvendo muita gente. Escreve o jornalista: “A reportagem teve acesso aos nomes de três médicos, duas assistentes sociais, duas psicólogas e dois intermediários acusados pelo golpe, mas decidiu não publicá-los, por enquanto, porque o conselho ainda elabora provas contra eles”.
Como se vê, é algo à espera de uma ação firme das autoridades, principalmente do Ministério Público e Polícia Federal – pois o alvo da fraude é o INSS. Mais uma vez e sempre.

domingo, 11 de setembro de 2011

SAÚDE MENTAL - Saúde habilita mais CAPS em três estados

Centros de Atenção Psicossocial vão atender a pacientes com transtornos mentais nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte

            Para reforçar a assistência em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde habilitou mais cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Os CAPS atendem a pacientes (adultos, adolescentes e crianças) com transtornos mentais e também usuários de drogas, conforme modalidade de cada Centro.

            Para a manutenção e o funcionamento desses serviços, o Ministério da Saúde garantiu recursos da ordem de R$ 1,8 milhão, por ano. Com as novas habilitações, o país passa a contar com 1.676 Centros de Atenção Psicossocial em funcionamento. Só em São Paulo, são 258 CAPS, além das três novas unidades – dois CAPS infantis (um em Osasco e outro em São Bernardo do Campo) e um CAPS III, também localizado em São Bernardo do Campo.

            Santa Catarina contará com mais um CAPS I, no município de Camboriú, que se soma às outras 75 unidades que já estavam implementadas no estado. Já o Rio Grande do Norte terá mais um CAPS I, localizado no município de João Câmara, chegando ao total de 34 Centros no estado.

MODALIDADES – Os Centros de Atenção Psicossocial são classificados em diferentes modalidades. Existem cinco tipos de CAPS, cada um com perfil diferenciado de pacientes (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas), a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24 horas).
             O CAPS I é implementado em cidades de pequeno porte (de 20 a 70 mil habitantes) e oferecem serviços durante todo dia para cuidar de pessoas com transtornos mentais mais graves devido ao uso de álcool e outras drogas. No CAPS II, pessoas com transtornos mentais em cidades de médio porte (de 70 a 200 mil habitantes) recebem atendimento ambulatorial durante o dia. CAPS III são serviços para pacientes adultos, que funcionam 24 horas e geralmente são implementados em grandes cidades (com mais de 70 mil habitantes).
              Já o CAPS-i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) é direcionado à população infanto-juvenil de municípios ou regiões com mais de 200 mil habitantes. Já os CAPS-Ad (Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas) são serviços voltados ao tratamento de transtornos decorrentes do uso abusivo ou da dependência de álcool e outras drogas. Estas unidades são implementadas em municípios de médio ou grande porte (acima de 200 mil habitantes).
            Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com a presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais de saúde. Os Centros devem deve ter estrutura para o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, a realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada paciente.

Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/
Data de Cadastro: 01/09/2011 as 13:07:08 alterado em 01/09/2011 as 13:10:38

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nise da Silveira é tema de peça apresentada em Maceió

              Pela primeira vez na capital, espetáculo Nise da Silveira – Senhora das Imagens promete emocionar e instigar o público sexta e sábado no Teatro Deodoro.

               O Instituto Maria Augusta Monteiro (Imam) traz a Maceió o espetáculo teatral Nise da Silveira – Senhora das Imagens. A peça, uma montagem da Essencial Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ), será encenada sexta (2) e sábado (3) a partir das 20h no Teatro Deodoro.
O espetáculo é uma homenagem à médica alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que revolucionou a psiquiatria clássica, inaugurando métodos de tratamento que incluíam a arte e uma visão mais humana e inovadora da loucura. 
             Nise da Silveira fundou o MII – Museu de Imagens do Inconsciente e a Casa das Palmeiras. Ela aboliu os usuais choques elétricos e outros métodos de tratamento invasivos, sendo pioneira no uso das artes em terapias que abordavam pintura, escultura e modelagem.
Entre os tantos que descrevem a médica alagoana com profundo respeito e admiração está Frei Betto: “Nise da Silveira é a mulher do século XX, no Brasil, por ter dado uma visão mais humana e inovadora da loucura como expressão da riqueza subjetiva de pessoas que são consideradas deficientes mentais ou portadoras de distúrbios psíquicos. Nise nos ensina a descobrir por trás de cada louco, um artista; por trás de cada artista, um ser humano com fome de beleza, sede de transcendência.”
              A psicoterapeuta carioca Teresa Vignoli a chama de Guerreira da Luz e ratifica: “Nise percebeu e sentiu agudamente, o quanto o ambiente hospitalar conspirava contra o que ele deveria promover: a cura. Imbuída de profunda compaixão pela dor e fragilidade daquelas pessoas, movida pelo desejo de compreender o que acontecia no seu mundo interno e de investigar os misteriosos meandros da psique humana, Nise foi, com enorme disposição e paciência, adubando a sólida árvore que plantara”.
              A história da psiquiatra alagoana – primeira mulher a se formar em medicina no Brasil, entre os 156 colegas da Faculdade de Medicina da Bahia, turma de 1926 – chegou aos palcos sob dramaturgia e direção de Daniel Lobo, protagonizada pela atriz Mariana Terra. Sucesso de público e crítica, desde a pré-estreia nacional, em Brasília, Nise da Silveira – Senhora das Imagens foi considerado um dos melhores espetáculos em cartaz pela Revista Veja, em recente temporada.
              O projeto, cuja coreografia é assinada pela bailarina Ana Botafogo e a trilha sonora original e direção musical por João Carlos Assis Brasil, também contou com a participação, em vídeo, de Ednaldo Lucena, Gilray Coutinho e Ferreira Gullar – escritor, poeta e biógrafo de Nise; de Carlos Vereza, na voz do psicanalista Carl Gustav Jung, referência na vida de Nise; e com o incentivo de Marco Lucchesi, diversas vezes vencedor do Prêmio Jabuti.  A cenografia e figurino são de Ronald Teixeira; o desenho de Luz de Djalma Amaral; a preparação vocal de Angela Herz e as fotografias de Jackeline Nigri.
              Nise era conhecida como a "Senhora das Imagens". No espetáculo, essa metáfora é representada pelas imagens do inconsciente que invadem a cena e tomam conta dos espectadores.
             Os ingressos para o espetáculo estão à venda no Teatro Deodoro e na loja Presents, na Avenida Deputado José Lages, 491 – Ponta Verde. Mais informações: 3327-0229.
Fonte: Agência Alagoas