Ministros da Saúde e da Justiça participam da solenidade de assinatura, nesta terça-feira (27), no Centro de Convenções de Maceió
Repórter:
Mônica Lima
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, juntamente com o governador Teotonio Vilela Filho, assina nesta terça-feira (27), o termo de adesão ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Numa iniciativa do governo Federal, o projeto está em fase de implantação nos estados brasileiros, com o intuito de interromper o avanço do consumo de drogas entre crianças, adolescentes e jovens.
Participam da solenidade de assinatura, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e José Eduardo Cardozo (Justiça). O evento acontece às 15h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Jaraguá.
O programa “Crack é Possível Vencer” tem como finalidade um trabalho de parceria entre os governos federal, estadual e municipal, visando ações intersetoriais de enfrentamento ao crack e outras drogas.
O plano prevê ainda a viabilização de políticas públicas de prevenção ao uso de crack e outras drogas, cuidados às pessoas com necessidades de saúde decorrentes do uso da droga, reinserção social dos dependentes e o enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas, tendo como base as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, aprovada por meio da resolução nº 3/GSIPR/CH/CONAD e do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.
De acordo com o gerente de Núcleo de Saúde Mental, Berto Gonçalo, atualmente, o uso de substâncias químicas tem tomado proporções epidêmicas e acarretado problemas graves de saúde pública. Segundo ele, o Plano Integrado de Enfrentamento é fundamental para reduzir o crescimento do consumo de droga, em especial o crack, que está sendo consumido em grande escala, entre crianças e adolescentes.
A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria da Paz estão viabilizado ações para atendimento especializado, por meio de uma rede articulada que terá 31 comunidades acolhedoras, 20 unidades de acolhimento distribuídos nas 10 regiões de saúde voltadas para o público infantil, 30 leitos de desintoxicação – destes, 20 serão implantados no Hospital Ib Gatto, em Rio Largo. Ainda a criação de um Caps Ad III Estadual e a transformação do Caps Ad de Palmeira dos Índios em Ad III em 24 horas e a implantação de uma Casa de Acolhimento.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que 10% da população mundial consome abusivamente substâncias psicoativas, independente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo.
Fonte: Ascom / Saúde
Fonte: Ascom / Saúde