terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio: Dia de Combate ao Tabagismo - Especialista alerta para importância do controle do Tabaco

O tabagismo é a principal causa de mortalidade evitável no mundo
Foto: Olival Santos
Especialista alerta para importância do controle do Tabaco
A Sesau tem trabalho voltado para prevenção da saúde, para os que estão dispostos a se livrarem do vício
Repórter:
Mônica Lima

Novo Alerta. A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, da secretaria de Estado da Saúde, participou da Semana de Saúde, a convite do setor de Recursos Humanos do Hotel Ponta Verde. Nesta terça-feira (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, a coordenadora esteve fazendo palestra que teve como tema a Convenção Quadro de Controle para o Tabaco.
Segundo Vetrúcia Teixeira, a Convenção Quadro para Controle do Tabaco é um instrumento fundamental para controlar o tabagismo a nível mundial. E, é o primeiro tratado de saúde pública que durante o processo de negociação contou com a participação da Organização Mundial de Saúde. E, desde a sua implantação vem provando sua eficácia no combate ao tabagismo.
Atualmente os países necessitam muito mais da convenção do que em 1996, quando a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a resolução solicitando um tratado de âmbito internacional para controle do tabaco. ”O tabagismo é a principal causa de mortalidade evitável no mundo”, disse Vetrúcia. Acrescentando que cinco milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas ao tabaco, como câncer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco, doenças pulmonares e outras.
No século XX cem milhões de pessoas morreram devido o tabaco e a previsão de óbitos até 2030 é chegar a oito milhões. Por isso, Vetrúcia Teixeira, destaca a importância de ações voltadas para conscientização das pessoas, em especial os fumantes para que abandonem o vício. E, para isso atualmente a assistência para quem se propõe deixar de fumar. 
A coordenadora explicou que, a secretaria de Estado da Saúde tem trabalho voltado para prevenção da saúde, para os que estão dispostos a se livrarem do vício e realiza trabalho em parceria com os municípios, acompanhando as ações que são realizadas de combate ao tabaco.
Fonte: Ascom / Saúde

Em União dos Palmares a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação especial na passagem do dia de combate ao tabagismo. Quanto ao CAPS reforçamos nossa atuação, incluindo palestras e divulgação de material explicativo contra ao tabagismo.
Parabéns a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário