domingo, 3 de julho de 2011

Governo capacita profissionais para atuarem na atenção psicossocial

Projeto será realizado pela Sesau em parceria com a Ufal
01/07/2011 19:35
por Mônica Lima
Fotos: Olival Santos
Projeto da Escola de Supervisores Clínicos Institucionais de Alagoas foi apresentado na sexta-feira (01)

Governo capacita profissionais para atuarem na atenção psicossocial            A Escola de Supervisores Clínicos Institucionais de Alagoas já é uma realidade. Na tarde da última quinta-feira(30), o coordenador-geral do projeto e gerente do Núcleo de Saúde Mental, da secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Berto Gonçalo, fez a apresentação para os diversos profissionais ligados à Saúde Mental. O projeto será realizado pela Sesau em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que ficará responsável pela Coordenação Pedagógica.

            Segundo Berto Gonçalo, o projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde e tem como finalidade a qualificação das ações de supervisão que acontecem na rede substitutiva de saúde mental, voltado para capacitação teórica e prática de profissionais, na forma de cursos, seminários, oficinas, encontros, ações de matriciamento e produção de conhecimento, de forma que assegure a formação permanente de profissionais aptos a atuarem como supervisores clínico-institucionais de rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas em Alagoas.

              As discussões em torno do projeto foram iniciadas por um grupo tendo a frente o Núcleo de Saúde Mental em 2009 e o ano passado foi iniciada a implantação da escola, com a aprovação do mesmo pelo Ministério da Saúde. Nessa primeira etapa do projeto, serão ofertadas 30 vagas para os profissionais das áreas  afins que quiserem participar da formação.

             O processo de seleção para as 30 vagas acontecerá entre os dias 4 e 15 de julho. Podem se inscrever médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e nutricionistas. As inscrições  devem ser feitas no Núcleo de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (avenida da Paz, 978). Informações através do telefone : 3315 -1118 e pelo endereço eletrônico : www.saude.al.gov.br.

              No ato da inscrição o candidato deve apresentar uma foto 3x4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, uma cópia do currículo lattes atualizado, declaração de que dispõe de 12 horas mensais para freqüentar a escola assinada e uma carta com no máximo 20 linhas, expondo o interesse de ingressar na unidade escolar.

              O gerente Berto Gonçalo, explicou que os candidatos passarão por um processo de avaliação, onde serão analisados alguns critérios, como experiências profissionais comprovada em atenção psicossocial, em supervisão clínica na rede de atenção psicossocial, trabalhos apresentados em congressos, entre outros.

Um comentário:

  1. Prezados Senhores,

    Inicialmente parabenizá-los por este espaço interativo do CAPS Loucos por amor.

    Na oportunidade, parabenizo a iniciativa do projeto aqui anunciado, Escola de Supervisores Clínicos Institucionais de Alagoas, coordenado por Berto Gonçalves.
    Um considerável avanço, que ora se tornou realidade, para o desenvolvimento de programas que tragam a qualificação dos técnicos que atuam na área de Saúde Mental em nosso país.
    Interesso-me em conhecer melhor essa proposta. Qual a duração do curso? Será oferecida a possíbilidade de uma nova turma?
    Gostaria do e-mail e dos contatos telefonicos dos responsáveis pelo referido projeto e curso.

    Aguardo maiores informações.

    Grata,
    Amália Casal Rey

    Psicóloga ( CRP 03/01122)
    Assistente Social ( CRESS 1792/5ª região)
    Técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia /SESAB, com atuação anterior nas áreas de Saúde Mental e de Atenção Básica na SESAB.

    E-mail: amaliacasalrey@yahoo.com.br

    ResponderExcluir