quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prevenção: Estudantes recebem orientação sobre os perigos das drogas

Palestra foi promovida pela Polícia Militar com integrantes do Proerd
26/08/2011 15:26

             Educadores, pais e estudantes participaram nesta sexta-feira (26), na escola estadual José da Silva Correira Titara, no Cepa, de uma palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, data em se comemora o “Dia da Família na Escola”.
            O Proerd é um programa do Governo de Alagoas, coordenado pela Polícia Militar, que tem caráter preventivo, estratégico e direcionado a crianças, adolescentes, adultos e da melhor idade. Desde que foi instituído, o programa já formou 45 mil pessoas entre estudantes, pais e representantes da sociedade em Alagoas.
           Durante a palestra desta sexta-feira, os participantes receberam orientações sobre definições de drogas lícitas e ilícitas; classificação das drogas; abordagem sobre tabagismo; álcool; crack e um vídeo educativo sobre os efeitos e as conseqüências do uso das drogas.
“Nosso papel é transmitir para os pais, alunos e educadores a importância do diálogo permanente no seio da família e no ambiente escolar. Nossa contribuição diante do contexto é colaborar sempre com os educadores”, destaca a coordenadora do Proerd, Major Valdenise.
           Segundo a coordenadora, a parceria entre o Governo de Alagoas com as instituições de ensino tem como finalidade prevenir o uso indevido de drogas e da violência com ênfase na infância e na juventude.
           Estudante do quinto ano da Escola Correia da Silva Titara, Carla Cristina, 13 anos, acompanhou a palestra, assistiu atentamente ao vídeo educativo ao lado da mãe e ainda fez questão de fotografar o momento ao lado dos militares que compõe o Proerd. “Aprendi muitas coisas sobre o mal que as drogas causam e ainda tirei dúvidas. Foi uma aula muito boa”, reconhece a aluna.
           Para a diretora-adjunta da escola, Maria da Paz Elias, a presença do Proerd foi fundamental e contribuiu com as atividades desenvolvidas durante todo dia com os estudantes, pais e educadores. As ações marcaram o Dia da Família na Escola e o mês do Folclore. “Tivemos atividades paralelas sobre cultura, prevenção sobre drogas e brincadeiras. Foi um dia proveitoso para todos”, reconheceu a diretora-adjunta. 
          De acordo com a coordenadora do Proerd, Major Valdenise, a partir da segunda semana de setembro mais quatro escolas do Cepa estarão participando do programa: José Vitorino da Rocha, D. Pedro II, José Correia da Silva Titara e Maria Rosária Ambrósio. 
Fonte: Agência Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário