quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nise da Silveira é tema de peça apresentada em Maceió

              Pela primeira vez na capital, espetáculo Nise da Silveira – Senhora das Imagens promete emocionar e instigar o público sexta e sábado no Teatro Deodoro.

               O Instituto Maria Augusta Monteiro (Imam) traz a Maceió o espetáculo teatral Nise da Silveira – Senhora das Imagens. A peça, uma montagem da Essencial Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ), será encenada sexta (2) e sábado (3) a partir das 20h no Teatro Deodoro.
O espetáculo é uma homenagem à médica alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que revolucionou a psiquiatria clássica, inaugurando métodos de tratamento que incluíam a arte e uma visão mais humana e inovadora da loucura. 
             Nise da Silveira fundou o MII – Museu de Imagens do Inconsciente e a Casa das Palmeiras. Ela aboliu os usuais choques elétricos e outros métodos de tratamento invasivos, sendo pioneira no uso das artes em terapias que abordavam pintura, escultura e modelagem.
Entre os tantos que descrevem a médica alagoana com profundo respeito e admiração está Frei Betto: “Nise da Silveira é a mulher do século XX, no Brasil, por ter dado uma visão mais humana e inovadora da loucura como expressão da riqueza subjetiva de pessoas que são consideradas deficientes mentais ou portadoras de distúrbios psíquicos. Nise nos ensina a descobrir por trás de cada louco, um artista; por trás de cada artista, um ser humano com fome de beleza, sede de transcendência.”
              A psicoterapeuta carioca Teresa Vignoli a chama de Guerreira da Luz e ratifica: “Nise percebeu e sentiu agudamente, o quanto o ambiente hospitalar conspirava contra o que ele deveria promover: a cura. Imbuída de profunda compaixão pela dor e fragilidade daquelas pessoas, movida pelo desejo de compreender o que acontecia no seu mundo interno e de investigar os misteriosos meandros da psique humana, Nise foi, com enorme disposição e paciência, adubando a sólida árvore que plantara”.
              A história da psiquiatra alagoana – primeira mulher a se formar em medicina no Brasil, entre os 156 colegas da Faculdade de Medicina da Bahia, turma de 1926 – chegou aos palcos sob dramaturgia e direção de Daniel Lobo, protagonizada pela atriz Mariana Terra. Sucesso de público e crítica, desde a pré-estreia nacional, em Brasília, Nise da Silveira – Senhora das Imagens foi considerado um dos melhores espetáculos em cartaz pela Revista Veja, em recente temporada.
              O projeto, cuja coreografia é assinada pela bailarina Ana Botafogo e a trilha sonora original e direção musical por João Carlos Assis Brasil, também contou com a participação, em vídeo, de Ednaldo Lucena, Gilray Coutinho e Ferreira Gullar – escritor, poeta e biógrafo de Nise; de Carlos Vereza, na voz do psicanalista Carl Gustav Jung, referência na vida de Nise; e com o incentivo de Marco Lucchesi, diversas vezes vencedor do Prêmio Jabuti.  A cenografia e figurino são de Ronald Teixeira; o desenho de Luz de Djalma Amaral; a preparação vocal de Angela Herz e as fotografias de Jackeline Nigri.
              Nise era conhecida como a "Senhora das Imagens". No espetáculo, essa metáfora é representada pelas imagens do inconsciente que invadem a cena e tomam conta dos espectadores.
             Os ingressos para o espetáculo estão à venda no Teatro Deodoro e na loja Presents, na Avenida Deputado José Lages, 491 – Ponta Verde. Mais informações: 3327-0229.
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário