quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dilma Rousseff garante apoio às comunidades terapêuticas

Presidente elogiou o trabalho desenvolvido pelo governo de Alagoas no acolhimento aos dependentes químicos 

O secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, participou de reunião nesta quarta-feira (22) com a presidenta Dilma Rousseff em Brasília. Ela elogiou o trabalho desenvolvido pelo governo de Alagoas no acolhimento aos dependentes químicos e instituiu um grupo de trabalho para viabilizar a implantação do modelo implantado no Estado em todo o Brasil. “Fiquei muito feliz e satisfeito com as manifestações da presidenta, que me parabenizou por várias vezes e deixou clara a alegria em ter à frente desse trabalho feito em Alagoas o governador Teotonio Vilela”, disse o secretário.
Jardel Aderico foi recebido no Palácio do Planalto junto com representantes de comunidades terapêuticas de todo o País, que esclareceram à presidenta que o trabalho das comunidades não consiste apenas em uma ação de saúde pública, mas também de educação, do Judiciário, da saúde, da assistência social e da segurança pública.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, também participaram da reunião.
Dilma lembrou que as comunidades possuem limites, mas destacou o papel que elas prestam na recuperação de usuários de drogas. “As comunidades têm limitações, tanto do ponto de vista físico, como do ponto de vista técnico. Mas hoje elas são a única e melhor alternativa para tratamento de dependentes químicos”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.
Para viabilizar o trabalho das comunidades terapêuticas, o governo federal vai revisar a Resolução 101 da Anvisa, editada em 2002, que dificultava o trabalho das entidades e o repasse de recursos federais. Com a medida, as comunidades terão espaço e serão reconhecidas pelo governo federal.
Em todo o Brasil, há mais de três mil comunidades terapêuticas desenvolvendo esse trabalho, com mais de 60 mil pessoas sendo atendidas. “Com o que ficou estabelecido na reunião e o reconhecimento por parte da presidenta, podemos aumentar o número de vagas no Brasil em 100 mil. Assim, vários dependentes e famílias podem ter um sinal de esperança no processo de salvação e recuperação de vidas”, declarou o secretário Jardel Aderico.
A presidenta estabeleceu a criação de um grupo de trabalho que vai atuar com a supervisão da Secretaria Nacional Antidrogas do Ministério da Justiça, com representantes de comunidades dos estados de Alagoas e Minas Gerais, do Ministério da Justiça, Ministério da Educação e Ministério da Saúde para que em no máximo dois meses se apresente uma proposta viável de parceria do governo federal com as comunidades de todo o Brasil.

Fonte: http://www.maceioagora.com.br/noticia/2011/6/23/dilma_rousseff_garante_apoio_as_comunidades_terapeuticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário