segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Usuários dos Caps recebem certificados de curso de informática

Repórter:
Mônica Lima

Na segunda quinzena de novembro, o projeto estará chegando a Junqueiro, contemplando também os municípios e Teotônio Vilela e Igreja Nova.


A primeira etapa do projeto piloto de Economia Solidária e Geração de Renda “Infocaps” promovido pela Gerência do Núcleo de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde, foi encerrado nesta segunda-feira (24).

O evento, que contou com a parceria dos gestores municipais, aconteceu em Delmiro Gouveia. Na ocasião, o gerente do Gesam, Berto Gonçalo, fez a entrega dos certificados aos 42 participantes do curso de Informática realizado no município.

Entre os 42 participantes 16 são usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 26 representantes da sociedade civil, entre eles, representantes dos municípios de Água Branca, Mata Grande e Delmiro Gouveia.

Para assegurar os conhecimentos práticos dos gestores, o gerente disse que, conseguiu uma parceria com os gestores dos três municípios contemplados nessa primeira etapa para que os participantes durante três meses testem seus conhecimentos.

“Esse é um passo importante, uma vez que, eles terão a oportunidade de praticarem o que aprenderam e estarão aptos para disputarem uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou Berto Gonçalo.

Na segunda quinzena de novembro, o projeto estará chegando a Junqueiro, contemplando também os municípios e Teotônio Vilela e Igreja Nova. A meta da secretaria é atingir os municípios alagoanos, garantindo aos usuários dos Caps uma oportunidade profissional.

Fonte:Ascom / Saúde

domingo, 30 de outubro de 2011

Psiquiatra alagoano diz que depressão deve ter diagnóstico precoce

Por Emanuele Oliveira

A depressão é um transtorno psiquiátrico do humor que atinge cerca de 20% da população brasileira. Entre os sintomas, estão distúrbios do sono, tristeza excessiva, isolamento e choro fácil. Os níveis de depressão podem variar entre leve, moderado e grave, que pode vir acompanhado de alucinações, delírios e sintomas psicóticos.

É o que explica o psiquiatra alagoano, Mário Jorge Calheiros, lembrando que as mulheres são mais vulneráveis à depressão, que pode ser impulsionada por situações como o fim de um relacionamento, perda de um ente querido ou do emprego. Ele disse ainda, que em alguns casos, o transtorno pode levar ao suicídio.

“As pessoas deixam de ter vontade de fazer coisas simples do cotidiano, como ir ao cinema, tomar um chop ou jogar futebol com os amigos. Há casos em que a pessoa perde a capacidade de encarar a realidade, idealizando situações, o que acentua os pensamentos suicidas. Para cada caso em homens, são registrados três em mulheres”, disse.

O psiquiatra lembrou que a depressão também pode ser causada pela perda de neurotransmissores, o que requer um tratamento com medicamentos. “O distúrbio comum é o unipolar, que é diferente da bipolaridade, que além de depressão, causa euforia e excessos psicológicos. Quando acontece alguma coisa ruim, existe um período de luto à perda e se isso se estende, pode ser depressão”, explicou.

Calheiros afirmou que o estresse também contribui para a depressão. “Cada caso é um caso e os remédios apenas não adiantam, é preciso uma psicoterapia. Temos que avaliar se o paciente tem um histórico de depressão ou outros fatores patológicos. Pode haver uma predisposição maior”, destacou.

O psiquiatra disse ainda, que a pessoa com depressão precisa de auxílio para procurar tratamento. “Hoje, as pessoas desenvolvem síndrome do pânico e outros distúrbios muito fácil. É preciso que o diagnóstico seja feito logo, pois nem toda tristeza é depressão e quem está sofrendo desse mal dificilmente vai admitir”, ressaltou. .

Fonte: Cada minuto

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estamos de volta!

Boa noite leitores!!! Nosso blog ficou sem postagens por algum tempo, mas aguardem temos várias novidades e daqui a pouco compartilharemos. Muito obrigado e não deixem de acessar o blog.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

180 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UNIÃO DOS PALMARES

          Hoje é um dia especial para todos os palmarinos. Para os que que residem aqui, também para os que estão longe, mas morrem de saudades desta terra querida. União dos Palmares completa 180 anos de liberdade, luta e conquistas.

          A cidade-polo da região da mata é uma das mais antigas do Estado de Alagoas. Importante centro cultural e comercial para as cidades vizinhas. Que aqui encontram apoio na hora de escoar suas produções, fazer transações bancárias e procurar produtos e serviços no comércio local.

          O povo palmarino sabe receber esses visitantes. Sabe também da importância dos negócios que são gerados aqui na cidade e que isso contribui para o seu crescimento. E aos 180 anos de emancipação a cidade passa por mudanças no seu espaço, seja na construção de novos bairros, ou a chegada de novos estabelecimentos comerciais.

          Mas ainda falhamos na hora de receber o turista cultural. Não aprendemos a usufruir de todo o potencial histórico, que herdamos dos escravos que viviam na Serra da Barriga. Infelizmente o turista que chega não recebe informações suficientes, ou a informação desejada. Sem falar no péssimo acesso ao platô da serra. Serra da Barriga, tão festejada por poetas, músicos, intelectuais, professores e jovens por toda a sua relevância para a história de tantos países, de tanta gente.

         Nomes como, Jorge de Lima e Maria Mariá serão sempre lembrados por toda contribuição que deram a cultura e preservação da memória palmarina. Trazendo para nossa época, não podemos esquecer dos artesões, músicos, artistas, escritores e blogueiros e cada cidadão que transformam e levam o nome de União dos Palmares para o mundo.

          Parabenizo a todos que tanto contribuem para que a terra de Zumbi dos Palmares seja respeitada e para que as próximas gerações possam ter orgulho desse povo bom e lutador.

PARABÉNS, UNIÃO DOS PALMARES. PARABÉNS, PALMARINOS

Texto de José Marcelo Pereira da Silva. Acesse o Blog: jmarcelofotos 

HOJE É DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL - CONHEÇA ESSA PROFISSÃO

             A Terapia Ocupacional é caracterizada pelo tratamento através de atividades. Estas sendo aplicadas de maneira direta ou indireta, física ou mental, ativa ou passiva, preventiva, corretiva ou adaptativa. As mesmas são relacionadas às necessidades terapêuticas, pessoais, sociais e culturais do cliente, refletindo os fatores ambientais que influenciam sua vida.
           Terapeutas Ocupacionais trabalham com déficits físicos, mentais (transtornos psíquicos e cognitivos) e sociais; ou seja, com tudo que dificulte ou ameace a funcionalidade do homem (criança, adulto ou idoso), para que este não seja excluído da sociedade, ou seja, a Terapia Ocupacional é o tratamento das condições físicas, mentais e sociais, através de atividades específicas para ajudar as pessoas a alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência.

            As áreas de desenvolvimento desta profissão são vastas, pois a incapacidade funcional pode e é causada por vários fatores (congênitos, stress, traumas físicos, psíquicos e neurológicos, dentre outros). Daí a importância do Terapeuta Ocupacional em creches, escolas regulares e especiais, hospitais psiquiátricos, hospitais clínicos e cirúrgicos, fábricas, empresas, centros de dependentes químicos, centros de recuperação social, centros de recuperação nutricional, asilos, albergues, consultórios, etc.

           Resumindo: O profissional de Terapia Ocupacional busca recuperar a função humana, elevar o perfil das ações motoras e mentais, reabilitar através das atividades, promover o indivíduo na esfera biopsicosocial, ou seja, recuperar o homem em sua totalidade. Portanto, deve ser aplicada onde houver limitação funcional, seja de caráter físico, mental ou social.


            O CAPS de União dos Palmares, barabeniza todos os Terapeutas Ocupacionais, em especial Artur Ferreira da Silva Filho, que está no CAPS desde 19/01/2006 e que atualmente é nosso Coordenador. Felicidades.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia Mundial de Saúde Mental é comemorado na orla de Maceió


            Para marcar o Dia Mundial de Saúde Mental, instituído em 10 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma exposição temática em frente ao Alagoinhas Iate Clube, na Praia de Ponta Verde, em Maceió. O evento, que tem a parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acontece às 9h no domingo (9).
           Além de oficinas de consciência corporal, apresentações musicais e um varal de poesias dramatizadas e cantadas, àqueles que visitarem o local irão receber folders ilustrativos, orientado sobre os cuidados e serviços substitutivos à hospitalização. Durante a Exposição Temática em Saúde Mental também será mostrado que os problemas de transtornos mentais não dizem respeito apenas àqueles que são internados em hospitais psiquiátricos ou Centros de Atenção Psicossocial (Caps), mas envolve também um simples acompanhamento psicológico e o tratamento de dependentes químicos.
             “Temos que desmistificar no imaginário popular que a Saúde Mental se detém apenas a pessoas que ficam internas em casas de saúde e nos Caps, já que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 450 milhões de pessoas sofrem de algum distúrbio mental no mundo. Desse total, menos da metade recebe tratamento, seja por desinformação ou preconceito. O serviço é muito mais amplo, que pode ser ratificado por meio da Lei 10.216, que trata da reforma psiquiátrica, a exemplo da Rede de Atendimento de Álcool e Outras drogas”, ressaltou o gerente do Programa de Saúde Mental da Saúde, Berto Gonçalo.
                  Ainda de acordo com Berto Gongaço, a Política Nacional de Saúde Mental tem o propósito de consolidar um modelo de atenção à saúde mental com foco comunitário. “Desse modo, estaremos garantindo a livre circulação de pessoas com transtornos mentais pelos serviços, a exemplo das Residênciais Terapêuticos (SRT)”, afirmou o gerente do Programa de Saúde Mental da Saúde.
                  Ela ressalta ainda que 15% da população brasileira, em algum momento da vida, podem desenvolver algum tipo de doença do humor, como depressão e transtorno bipolar, depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndromes, Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como Toc, além da Esquizofrenia.
                Experiências - Já na segunda-feira (10), às 9h, na sede da Sociedade Alagoana de Medicina, em Maceió, as experiências exitosas realizadas nos Caps de Maceió e Marechal Deodoro serão apresentadas durante uma mesa redonda. Na oportunidade também serão criados grupos temáticos para que sejam elaboradas propostas de aprimoramento da Rede de Saúde Mental de Alagoas.
Fonte: Alagoas24horas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Adefal realiza 1º encontro de Terapia Ocupacional

                 A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realiza nesta quinta-feira (6), a partir das 8h30 no auditório da Instituição, o 1º Encontro de Terapia Ocupacional (TO) da Adefal. O evento é uma iniciativa da coordenação de TO da Adefal e tem como objetivo ressaltar e a importância da profissão bem como difundir as ações da mesma. As atividades marcarão também a passagem do dia do terapeuta ocupacional que acontecerá no próximo dia 13.

                 O evento será destinado aos profissionais de saúde da Adefal e aos pacientes e familiares dos mesmos. Na programação serão abordados temas como: Terapia Ocupacional no atendimento adulto, infantil e Oficinas Terapêuticas; Intervenção Terapêutica Ocupacional na Hanseníase e Terapia Ocupacional: Reabilitação dos membros superiores.

                 Ao falar sobre a importância do evento a terapeuta ocupacional Eudilane Lunelli, coordenadora do serviço na Adefal destacou a necessidade de se difundir as ações e o trabalho do terapeuta ocupacional no processo de reabilitação. “A terapia ocupacional tem a importante missão de resgatar a autonomia e a independência do paciente, através do retorno de movimentos muitas vezes simples, como se alimentar, se vestir e abrir e fechar portas e objetos , explica Eudilane.

Fonte: Agência Alagoas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estudantes de terapia ocupacional realizam simpósio na Uncisal

Evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro
4/10/2011 às 9:49:10
por Paulo Victor Correia

Acadêmicos do 5º Ano de Terapia Ocupacional da Uncisal realizam nos dias 20 e 21 de outubro um Simpósio, que será realizado no mini-auditório da Uncisal, em Maceió.
O tema central é "Deficiência física e sexualidade: um olhar da equipe multiprofissional". Segundo os organizadores, o evento busca atingir os profissionais e estudantes da área da medicina, enfermagem, fisioterapia, serviço social e psicologia, além dos próprios terapeutas ocupacionais e interessados.
De forma antecipada, o valor para o evento é de R$ 15 para os estudantes, no dia será R$ 20. Para os não estudantes, o valor antecipado é R$ 20 e no dia será R$ 25.
Para mais informações: 8829-7880/ 9146-7366/ 9945-7796/ 9964-4747

Fonte: maceioagora.com