quinta-feira, 13 de outubro de 2011

180 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UNIÃO DOS PALMARES

          Hoje é um dia especial para todos os palmarinos. Para os que que residem aqui, também para os que estão longe, mas morrem de saudades desta terra querida. União dos Palmares completa 180 anos de liberdade, luta e conquistas.

          A cidade-polo da região da mata é uma das mais antigas do Estado de Alagoas. Importante centro cultural e comercial para as cidades vizinhas. Que aqui encontram apoio na hora de escoar suas produções, fazer transações bancárias e procurar produtos e serviços no comércio local.

          O povo palmarino sabe receber esses visitantes. Sabe também da importância dos negócios que são gerados aqui na cidade e que isso contribui para o seu crescimento. E aos 180 anos de emancipação a cidade passa por mudanças no seu espaço, seja na construção de novos bairros, ou a chegada de novos estabelecimentos comerciais.

          Mas ainda falhamos na hora de receber o turista cultural. Não aprendemos a usufruir de todo o potencial histórico, que herdamos dos escravos que viviam na Serra da Barriga. Infelizmente o turista que chega não recebe informações suficientes, ou a informação desejada. Sem falar no péssimo acesso ao platô da serra. Serra da Barriga, tão festejada por poetas, músicos, intelectuais, professores e jovens por toda a sua relevância para a história de tantos países, de tanta gente.

         Nomes como, Jorge de Lima e Maria Mariá serão sempre lembrados por toda contribuição que deram a cultura e preservação da memória palmarina. Trazendo para nossa época, não podemos esquecer dos artesões, músicos, artistas, escritores e blogueiros e cada cidadão que transformam e levam o nome de União dos Palmares para o mundo.

          Parabenizo a todos que tanto contribuem para que a terra de Zumbi dos Palmares seja respeitada e para que as próximas gerações possam ter orgulho desse povo bom e lutador.

PARABÉNS, UNIÃO DOS PALMARES. PARABÉNS, PALMARINOS

Texto de José Marcelo Pereira da Silva. Acesse o Blog: jmarcelofotos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário