sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dia Mundial de Saúde Mental é comemorado na orla de Maceió


            Para marcar o Dia Mundial de Saúde Mental, instituído em 10 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma exposição temática em frente ao Alagoinhas Iate Clube, na Praia de Ponta Verde, em Maceió. O evento, que tem a parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acontece às 9h no domingo (9).
           Além de oficinas de consciência corporal, apresentações musicais e um varal de poesias dramatizadas e cantadas, àqueles que visitarem o local irão receber folders ilustrativos, orientado sobre os cuidados e serviços substitutivos à hospitalização. Durante a Exposição Temática em Saúde Mental também será mostrado que os problemas de transtornos mentais não dizem respeito apenas àqueles que são internados em hospitais psiquiátricos ou Centros de Atenção Psicossocial (Caps), mas envolve também um simples acompanhamento psicológico e o tratamento de dependentes químicos.
             “Temos que desmistificar no imaginário popular que a Saúde Mental se detém apenas a pessoas que ficam internas em casas de saúde e nos Caps, já que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 450 milhões de pessoas sofrem de algum distúrbio mental no mundo. Desse total, menos da metade recebe tratamento, seja por desinformação ou preconceito. O serviço é muito mais amplo, que pode ser ratificado por meio da Lei 10.216, que trata da reforma psiquiátrica, a exemplo da Rede de Atendimento de Álcool e Outras drogas”, ressaltou o gerente do Programa de Saúde Mental da Saúde, Berto Gonçalo.
                  Ainda de acordo com Berto Gongaço, a Política Nacional de Saúde Mental tem o propósito de consolidar um modelo de atenção à saúde mental com foco comunitário. “Desse modo, estaremos garantindo a livre circulação de pessoas com transtornos mentais pelos serviços, a exemplo das Residênciais Terapêuticos (SRT)”, afirmou o gerente do Programa de Saúde Mental da Saúde.
                  Ela ressalta ainda que 15% da população brasileira, em algum momento da vida, podem desenvolver algum tipo de doença do humor, como depressão e transtorno bipolar, depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndromes, Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como Toc, além da Esquizofrenia.
                Experiências - Já na segunda-feira (10), às 9h, na sede da Sociedade Alagoana de Medicina, em Maceió, as experiências exitosas realizadas nos Caps de Maceió e Marechal Deodoro serão apresentadas durante uma mesa redonda. Na oportunidade também serão criados grupos temáticos para que sejam elaboradas propostas de aprimoramento da Rede de Saúde Mental de Alagoas.
Fonte: Alagoas24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário