domingo, 30 de outubro de 2011

Psiquiatra alagoano diz que depressão deve ter diagnóstico precoce

Por Emanuele Oliveira

A depressão é um transtorno psiquiátrico do humor que atinge cerca de 20% da população brasileira. Entre os sintomas, estão distúrbios do sono, tristeza excessiva, isolamento e choro fácil. Os níveis de depressão podem variar entre leve, moderado e grave, que pode vir acompanhado de alucinações, delírios e sintomas psicóticos.

É o que explica o psiquiatra alagoano, Mário Jorge Calheiros, lembrando que as mulheres são mais vulneráveis à depressão, que pode ser impulsionada por situações como o fim de um relacionamento, perda de um ente querido ou do emprego. Ele disse ainda, que em alguns casos, o transtorno pode levar ao suicídio.

“As pessoas deixam de ter vontade de fazer coisas simples do cotidiano, como ir ao cinema, tomar um chop ou jogar futebol com os amigos. Há casos em que a pessoa perde a capacidade de encarar a realidade, idealizando situações, o que acentua os pensamentos suicidas. Para cada caso em homens, são registrados três em mulheres”, disse.

O psiquiatra lembrou que a depressão também pode ser causada pela perda de neurotransmissores, o que requer um tratamento com medicamentos. “O distúrbio comum é o unipolar, que é diferente da bipolaridade, que além de depressão, causa euforia e excessos psicológicos. Quando acontece alguma coisa ruim, existe um período de luto à perda e se isso se estende, pode ser depressão”, explicou.

Calheiros afirmou que o estresse também contribui para a depressão. “Cada caso é um caso e os remédios apenas não adiantam, é preciso uma psicoterapia. Temos que avaliar se o paciente tem um histórico de depressão ou outros fatores patológicos. Pode haver uma predisposição maior”, destacou.

O psiquiatra disse ainda, que a pessoa com depressão precisa de auxílio para procurar tratamento. “Hoje, as pessoas desenvolvem síndrome do pânico e outros distúrbios muito fácil. É preciso que o diagnóstico seja feito logo, pois nem toda tristeza é depressão e quem está sofrendo desse mal dificilmente vai admitir”, ressaltou. .

Fonte: Cada minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário