quinta-feira, 7 de abril de 2011

Inclusão digital chega aos pacientes de saúde mental - Delmiro Gouveia

Projeto piloto será implantado na 3ª Região de Saúde, de onde será expandido para todo o Estado                                                                                                                                                   Valdete Calheiros
            A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e as prefeituras municipais, realiza aula inaugural do curso de Inclusão Digital: Infocaps “Rompendo Preconceito e Fortalecendo a Cidadania”. A aula inaugural será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Afrânio Salgado Lages, no município de Delmiro Gouveia, no próximo sábado (9), às 8h.

            A Escola Governador Afrânio Lages fica no Conjunto Rui Palmeira, s/n, Cohab Velha. O evento tem como público alvo usuários de saúde mental e a comunidade em geral. O gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo da Silva, explicou que a ação tem como eixo resgatar a cidadania dos usuários de saúde mental e promover a geração de renda.

            “O Infocaps tem como objetivo promover a inclusão digital de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumentos de construção e exercício da cidadania, através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível, busca-se integração entre educação, saúde e tecnologia, visando à transformação social”, afirmou.

            Conforme Berto Gonçalo, o projeto será levado às cinco regiões de saúde. A 3ª região irá receber o projeto-piloto. O município sede é Delmiro Gouveia, no entanto, o projeto abrange também os municípios de Água Branca e Mata Grande.

            As aulas serão realizadas sempre aos sábados. O curso tem duração de 80 horas. Gradativamente, o Infocaps será implantado nos 47 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) existentes em Alagoas. A Sesau realiza a aula inaugural através da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS), Diretoria de Atenção Especializada e Programas Estratégicos (Daepe), Gerência do Núcleo de Saúde Mental (Gensam). O Projeto Infocaps é coordenado por José Oseas de Oliveira Filho.
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário